O deputado estadual Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, solicitou na tarde de hoje (01), que a Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), no Estado do Maranhão, prestasse esclarecimentos sobre a segurança nas unidades socioeducativas, ante a segunda fuga em menos de um mês.
Além de solicitar esclarecimentos, o deputado Wellington, que tem se destacado em defesa da Segurança Pública, propôs visita da Comissão de Direitos Humanos ao Centro da Juventude Eldorado para verificação das condições estruturais e sociais às quais os menores infratores são submetidos, tendo em vista as duas fugas de 19 adolescentes em menos de um mês
“A sociedade tem sido surpreendida com as fugas constantes dos menores infratores. Solicitei esclarecimentos à FUNAC no último dia 05, com o requerimento de Nº195, e hoje, em menos de um mês, nos deparamos com situação análoga, já que nesse pequeno intervalo, já tivemos duas fugas do Centro da Juventude Eldorado. Ante isso, torna-se pertinente uma análise sobre a ‘eficácia’ das medidas socioeducativas que estão sendo aplicadas, o que ressalta a importância de se visitar tais Centros a fim de se verificar as condições, sejam elas estruturais ou sociais, às quais os menores infratores estão sendo submetidos. Mais do que mera explicação ou visita, frisa-se a aplicação de medidas socioeducativas que sejam embasadas na ressocialização e, assim, a defesa ao que é direito de todos e dever do Estado: a segurança.”, declarou o deputado Wellington.