Deputado Wellington defende projeto que facilita ingresso de estudantes maranhenses na UFMA

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu, na manhã de hoje (09), projeto que propõe a bonificação aos estudantes maranhenses que busca facilitar o ingresso na Universidade Federal do Maranhão. A proposta busca fomentar o acesso por estudantes maranhenses aos cursos mais concorridos, a exemplo de Medicina e Direito.

Ao se pronunciar, Wellington destacou que o objetivo não é interferir na autonomia da Universidade, mas sim garantir que os alunos da Federal do Maranhão sejam, principalmente, do próprio estado e não de outras regiões.

“Atualmente, a maioria dos estudantes de medicina, por exemplo, da UFMA não são maranhenses. São alunos do Sul, por exemplo. Após a conclusão do curso, os acadêmicos voltaram para seu estado de origem e nós, aqui do Maranhão, ficamos sem médicos, por exemplo. Como educador, eu sei dos desafios que ainda precisamos superar na educação. Por isso, defendemos esse projeto de bonificação que facilita o ingresso na Federal, priorizando o estudante maranhense. “, disse Wellington.

Ainda sobre a proposta, o deputado Wellington mencionou que tal projeto já é realidade em outros estados, a exemplo do Pará e Pernambuco, e citou a Frente Parlamentar que discutirá sobre esse projeto, proposta pelo deputado Marco Aurélio (PCdoB).

“Tal modelo já foi implementado e funciona com excelência em diversas Universidades Federais, como a exemplo a UFPA – Universidade Federal do Pará – e a UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Nós defendemos esse projeto e apoiamos a Frente Parlamentar aqui na Assembleia sobre a bonificação. O objetivo é defender nossos alunos maranhenses e garantir o acesso ao Ensino Superior”, disse Wellington.

Além de defender esse projeto de bonificação, Wellington já propôs a ampliação do número de vagas no curso de Medicina, na UFMA para Imperatriz e Bacabal, bem como solicitou a disponibilização também do curso de Medicina na UEMA em São Luís e Sul do Estado, que ainda será implantada.

✳O QUE É A BONIFICAÇÃO?

Caso seja aceito, o projeto objetiva bonificar os alunos oriundos do Maranhão. Por exemplo, se a bonificação estabelecida for de 10% sobre o valor das notas obtidas regularmente, caso a média do aluno seja de 600 pontos no Enem, para fins de inscrição na UFMA, sua média passará a ser de 660 (com a bonificação de 10%), o que priorizará sua inscrição ante os estudantes de outros estados.

Comentários

Contato

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

©2020Deputado Estadual Wellington do Curso

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?